segunda-feira, 31 de março de 2008

Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica

Resenha crítica

Maria João Gomes alcança seu objetivo, de sistematizar um conjunto de possíveis vertentes para a exploração dos blogs em contexto escolar, ao abordar a temática dos blogs como instrumentos e estratégias pedagógicas.
Inicia o artigo com comentários acerca da explosão dos blogs na internet, conceitos, origens e principais funcionalidades dessa ferramenta virtual.
Um internauta, sem conhecimentos mais aprofundados sobre a construção páginas eletrônicas, sem custos, pode disponibilizar espaços de publicação na rede. Essa é a principal razão do sucesso atual dos blogs, segundo a autora.
Entretanto, o que mais chama a atenção na fala da docente é a possibilidade de utilização do blog como recurso pedagógico, por meio da disponibilização de um espaço de acesso a informações especializadas, bem como para disponibilização de informações por parte de um professor que utilize essa ferramenta.
Na outra vertente, enquanto estratégia pedagógica, blogs podem ser criados na forma de portifólios digitais, ou como espaços para intercâmbios, colaborações, debates ou, mesmo, para integração.
Em síntese, a professora acerta ao sugerir mais uma ferramenta didática que vem ao encontro dos conceitos ligados à pedagogia progressista, de forma à criar mais condições para que os alunos construam seus conhecimentos em um ambiente bastante familiar às gerações atuais: a rede mundial de computadores!
Fonte: BRASIL. Instituto de Cooperação e Assitência Técnica. Didática do Ensino Superior. Apostila. Brasília, 2008.

Nenhum comentário: